20/11/2011 - Serviço de Fisioterapia do hospital atua em três frentes

Criado há mais de 30 anos, o Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Araçatuba, é um aliado importante que junto à equipe multidisciplinar atua para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em recuperação clínica, pós-trauma e pós-cirúrgica. Atua em três frentes: a primária, onde se busca a prevenção; a secundária, na qual se busca a cura e a terciária, onde se busca a reabilitação e o enquadramento do indivíduo na sua rotina diária, com menor grau de dependência.

A especialidade atende diariamente a média de 80 pacientes internados para tratamentos clínicos e cirúrgicos nas áreas cardiovascular, traumatologia e ortopedia, neurologia, pediatria, pneumologia e reumatologia. Cada paciente recebe até duas sessões diárias de fisioterapia motora ou respiratória, realizadas nas alas de internação comum e nas unidades de terapia intensiva.

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória tem como objetivo avaliar, tratar e prevenir disfunções respiratórias e prevenir complicações pulmonares. Consiste na aplicação de técnicas que melhoraram o transporte de oxigênio, a eficácia da tosse e acompanhamento dos pacientes com e sem indicação de ventilação não-invasiva

“No caso dos pacientes que passam por cirurgias em que há maior comprometimento pulmonar, como as cardiovasculares, por exemplo, o trabalho é iniciado antes da cirurgia. A atividade pré-operatória é preventiva e contribui para melhorar a circulação sanguínea e para preservar outras funções de modo a evitar intercorrências durante ou depois da cirurgia”, explica a fisioterapeuta Gisele Carvalho Trentin Pagan, coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Araçatuba.
Fator importante a um hospital, que a exemplo da Santa Casa de Araçatuba, possui um Serviço de Cirurgia Cardiovascular de excelência e referenciado para 43 municípios da região, as atividades do núcleo de Fisioterapia acompanham o paciente até o pós-alta hospitalar. “No pós-cirúrgico, as sessões para melhoria da capacidade pulmonar são iniciadas na sala de recuperação, passando depois pela UTI e ala de internação.”, detalha a coordenadora do Serviço. Quando da alta hospitalar, o paciente recebe um manual com orientações gerais e exercícios para praticar em casa.

Fisioterapia Motora

Na área de traumatologia e ortopedia, o Serviço de Fisioterapia realiza a reabilitação funcional de pacientes acidentados, politraumatizados, pós-operatórios, pós-imobilização, amputados de membros inferiores e superiores e fraturas. Atende também, pacientes com processo degenerativos articulares.
A fisioterapia neurofuncional-área da Fisioterapia que atua no tratamento de distúrbios neurológico que envolvam as funções neuromotoras, como por exemplo, pacientes vitimados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC)- é outra importante aliada da Santa Casa, unidade de referência regional para cirurgias e tratamentos clínicos da especialidade de Neurologia. Para estes pacientes, o Serviço atua com terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação.

Pacientes Externos

O Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Araçatuba, também atende pacientes externos que necessitam de avaliação pulmonar, através de registros de volumes e dos fluxos de ar. O exame, cujo nome cientifico é Espirometria é realizado no setor de fisioterapia localizado no sexto andar do hospital.
O exame é realizado para diagnosticar patologias pulmonares e para o pré-operatório de algumas especialidades, como Cirurgia Bariátrica, por exemplo. Em média são realizados 25 exames/mês.

Estrutura

O Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Araçatuba funciona 18 horas. Possui nove fisioterapeutas e equipamentos de tecnologia de ponta para realização de terapias para ventilação mecânica não invasiva como o RPPI (Respiração com Pressão Positiva Intermitente); que possibilita a melhora da oxigenação; o CPAP- (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), técnica que auxilia na melhoria da troca gasosa e na diminuição do trabalho respiratório e BIPAP (Efeito da Ventilação Nasal com Bi-Nivel de Pressão Positiva nas Vias Aéreas).
O setor também possui um moderno Espirômetro, aparelho utilizado para a realização do exame de espirometria.

Fator econômico

Para um hospital regional, que a exemplo da Santa Casa de Araçatuba realiza 160 mil atendimentos/ano, a importância do Serviço de Fisioterapia vai do aspecto assistencial ao financeiro: o tratamento de pacientes em fase de recuperação, seja de traumas ou cirurgias, resulta em uma maior agilização das altas, o que aumenta a rotatividade dos leitos, diminui as chances de infecções hospitalares, minimiza os custos com remédios e oxigênio, e, principalmente, fornece uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Formado por um quadro de colaboradores qualificados, o Serviço atua apoiado sobre um tripé composto pela busca da prevenção, da cura e da reabilitação, em prol da reinserção do indivíduo à sociedade.