09/09/2022 10:58:17 - Setembro Verde: Santa Casa de Araçatuba recebe prêmio por notificações de doações de órgãos

A Santa Casa de Araçatuba recebeu durante o II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes, realizado no dia 2 de setembro  em São Paulo, prêmio pelo desempenho em taxa de  efetivação das doações de órgãos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde foram premiados 20 hospitais com o melhor desempenho em taxa de doadores e em efetivação das doações. Foram contempladas duas unidades hospitalares para cada uma das 10 Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) existentes no Estado de São Paulo.

Na região compreendida pela OPO de São José do Rio Preto foram premiados duas instituições hospitalares: a Santa Casa de Araçatuba, na categoria Efetivação das Doações  e o Hospital Padre Albino, de Catanduva, na categoria Taxa de Doadores.

A placa de melhor desempenho em sua categoria  foi entregue pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn ao enfermeiro Matheus Tonon que representou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), coordenada pelo médico Rafael Saad.

O reconhecimento pela Secretaria Estadual da Saúde alcançou dentre as CIHDOTTs do Estado de São Paulo as que registraram em 2021 maior volume de notificações de doações de órgãos.

A premiação também considerou aspectos como baixa taxa de recusa e envolvimento de toda equipe hospitalar desde o cuidado dos potenciais doadores   à entrevista com familiares. O hospital registra desde 2015 média de 21% de taxa de recusa, ou 50% menor em relação à média nacional que é 44%.

Média de 15 captações/ano

A Santa Casa de Araçatuba é uma das referências em notificações da região Noroeste Paulista. O trabalho é realizado pela CIHDOTT, implantada em 2015 e até agosto de 2022 realizou 267 protocolos de morte encefálica que resultaram em 105 captações e 240 órgãos distribuídos e transplantados em todo o Estado de São Paulo a pacientes que estavam na fila à espera de transplante.

Foram 158 rins, 62 fígados, 11 corações, 5 pâncreas e 4 pulmões, além de córneas de 76 doadores, válvulas cardíacas de 13 doadores e ossos de 5 doadores,  beneficiando diretamente mais de 400 pessoas.

As CIHDOTTs são essenciais para viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes.  Os integrantes dessas comissões internas realizam busca ativa em todo âmbito hospitalar, em especial nas unidades de tratamento intensivo e setores de urgência e emergência.

Cabe à essas Comissões o acompanhamento de todas as etapas dos protocolos de investigação de morte encefálica, abordagem e entrevista com familiares dos pacientes que têm a confirmação, o contato com a Central Nacional de Transplantes e o suporte às equipes que realizam as captações.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos até junho deste ano, 51.674 pacientes adultos aguardavam por um transplante. Desse total, 18.733 pacientes são do Estado de São Paulo.  Dentre as faixas etárias pediátricas a fila de espera no país possui 1.009 pacientes, dos quais 361 são do Estado de São Paulo). O rim é o órgão com o maior número de pacientes em lista de espera:  29.130 pacientes.

Caminhada

Como ação referente ao setembro Verde, mês definido pelo Ministério da Saúde para realização de campanhas de alerta à população sobre a doação de órgãos a CIHDOTT vai realizar no dia 25/09, domingo, uma caminhada para a conscientização para a doação de órgãos e tecidos, com parte do valor das inscrições revertidas em suprimentos para a Comissão de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.  As inscrições podem ser feitas no site https://forms.gle/c9XpWSJ9cjgaFoZw9