- Transplante de fígado é feito com sucesso

Araçatuba
Monique Bueno
monique.bueno@folhadaregiao.com.br

O Hospital de Base de São José do Rio Preto realizou com sucesso o transplante de fígado em um idoso de 68 anos, moradores de Jales. O órgão foi transferido ao paciente graças à autorização da família de um homem, 34, que teve morte cerebral diagnosticada na última segunda-feira, na Santa Casa de Araçatuba. A vítima sofreu acidente de moto no dia 5 deste mês. A família não autorizou a divulgação do nome e nem da cidade de origem.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital de Base, o fígado foi transplantado anteontem, mesmo dia da captação em Araçatuba. Além do órgão, equipe de profissionais do hospital retiraram também os rins e as córneas. No caso dos rins, a assessoria de imprensa informou que um foi enviado para a cidade de Marília, e o outro para Botucatu. Já as córneas vão ficar no Banco de Olhos do hospital até que um receptor seja encontrado, dentro de um prazo de 15 dias.

CORAÇÃO
O coração da vítima do acidente automobilístico foi captado pelo cirurgião Robinson Poffo, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, local em que seria feito o transplante no mesmo dia, já que o órgão tem duração de até quatro horas após retirado. O coração foi transportado à capital paulista por meio de um voo fretado pela Central Nacional de Transplantes.

Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da unidade não havia informado se o transplante realmente ocorreu e qual o sexo, idade e origem do receptor.

Essa foi a nona captação de órgãos realizada em 2015 na Santa Casa. O médico Rafael Saad, coordenador da CIHT, explica que o procedimento é um dos requisitos a serem atendidos pelos hospitais que recebem recursos do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, no caso, o hospital, que é referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para a região de Araçatuba.