03/10/2011 - Treinamento em nutrição enteral supera expectativas

Nos dias 29 e 30 de setembro a equipe multiprofissional de terapia de nutrição enteral que atua na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba realizou o “I Curso de treinamento multiprofissional em nutrição enteral”. O curso foi realizado no anfiteatro do Hospital e contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais de enfermagem.

O treinamento superou as expectativas da equipe multiprofissional, como explica a nutricionista Anna Glauce Tamura Manarelli. “Nós não esperávamos que tantos profissionais participariam do curso, realmente superou nossas expectativas, ver o anfiteatro lotado deixou toda a equipe muito satisfeita”, disse.

Para o Dr. Detlev Mauri Bellanti, a realização do curso é fundamental para conscientizar os profissionais de enfermagem sobre a importância da nutrição na vida dos pacientes. “Esse é o primeiro passo para integrar a equipe multiprofissional com os profissionais de enfermagem. Nosso objetivo foi realizar uma conscientização sobre a importância da nutrição para os pacientes, pois se o doente estiver bem nutrido, diminuem os riscos de complicação no quadro e também o tempo de internação”, explicou.

Equipe

O treinamento foi realizado com a intenção de apresentar a equipe multiprofissional de Terapia de Nutrição Enteral da Santa Casa,  e também auxiliar na compreensão do que é nutrição enteral, como se administra, os cuidados necessários, e como atuar em alguns casos.

A equipe é composta pelo coordenador clínico e técnico administrativo Dr. Detlev Mauri Bellanti, pela nutricionista Anna Glauce Tamura Manarelli, pela farmacêutica Mariana da Costa Negri Garcia e pelas enfermeiras Fabiana Zuchini Galvani e Karoline Passamani Fernandes.