18/05/2016 - UTIs Neonatais precisam de doações de leite humano

Como parte das ações de conscientização proposta pelo Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado neste dia 19, está convidando mulheres que estão amamentando para doação aos bebês internados, cujas mães não têm esse alimento natural para oferecer-lhes.

A Santa Casa de Araçatuba é referencia para 40 municípios da região para obstetrícia de alto risco, uma alta complexidade que trata adequadamente gestantes com problemas crônicos ou doenças adquiridas durante a gestação; com cuidados especiais, as mamães e os bebês têm a saúde e a vida preservadas. Esses fatores contribuem para grande número de nascimentos prematuros e geram dificuldades à produção de leite materno.

Com 34 leitos de UTI Neonatal e para cuidados intermediários a neonatos, a Santa Casa de Araçatuba enfrenta dificuldades para alimentar os bebês internados. Para exemplificar essa equação que não bate, basta considerar que neste momento 18 mães de bebês internados, estão coletando o leite que será oferecido aos seus filhos.

A sobra é de apenas 1 litro, quando seriam necessários 5 litros diários para alimentar os demais bebês, cujas mães, por problemas diversos, não podem contribuir com a quantidade que o lactário necessita para fornecer às três unidades de tratamento intensivo.

O déficit de 4 litros/dia ou 120 litros/mês é complementado com leites especiais industrializados. Porém, nada substitui as propriedades imunizantes do leite materno, que dentre os componentes destaca-se as células de defesa anti-infecções, capazes de proteger o organismo do recém-nascido e nutri-lo até o sexto mês de vida.

Antes de ser oferecido aos bebês, o leite humano doado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital da Mulher , que o pasteuriza, congela e devolve ao Lactário da Santa Casa de Araçatuba.

As mães interessadas em doar leite humano em favor dos recém-nascidos internados na Santa Casa de Araçatuba devem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital da Mulher