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07/09/2017 - Urgência e Emergência:capacitação e tecnologia a serviço da vida

A Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Araçatuba é um serviço avançado e capacitado para receber casos em que o paciente corre risco de morrer. Todo o atendimento do pronto-socorro é baseado na pactuação de convênios que a Santa Casa possui, como o SUS (Sistema Único de Saúde), que estabelece esse serviço como sendo um atendimento de alta complexidade direcionado aos casos em que a estrutura de saúde pública de seus municípios de origem não conseguiu resolver.
 
Os pacientes da rede SUS de Araçatuba são atendidos somente através de encaminhamentos feitos por prontos-socorros municipais, SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e Resgate.  Já aqueles que moram nos municípios da região dão entrada ao serviço por meio da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). Esse órgão é responsável por avaliar os casos e organizar a vinda dos pacientes.
Mesmo sendo um serviço referenciado, a unidade recebe fluxo expressivo de pessoas. Em 2015, foram realizados 47.767 atendimentos, sendo mais da metade, 24.357, por meio do SUS. Do total, 21.178 são de Araçatuba e o restante de 22 cidades da região. Os demais, 23.410 pacientes, são de convênios privados e particulares. 
 
A unidade  se destaca pela prática de condutas e normas socorristas, como, por exemplo, o Protocolo de Manchester,  que preconiza o acolhimento dos pacientes sob a classificação de risco por meio de cores. O método tem como objetivo garantir o atendimento prioritário aos pacientes que correm risco de morrer, assim como os potenciais riscos conforme as cores indicativas da classificação. O Protocolo de Manchester é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde.
Desta forma, os classificados em vermelho são os que precisam de atendimento de emergência; os em amarelo, de urgência; em verde, semiurgência; e os identificados como azul, não urgência. Este protocolo de avaliação garante segurança ao PS, que tem alta demanda de pacientes. 
 
Aliado a esta nova sistemática, o hospital mantém dois médicos emergencistas 24 horas e um pediatra que atende das 7h às 19hs.  Isso sem contar médicos especialistas que podem ser acionados pelo plantonista a qualquer hora, para avaliar casos em situação de urgência e emergência - independente do convênio credenciado - em 16 especialidades. 
 
A reestruturação do PS contou também com a construção de uma nova sala de emergência, o que ampliou a oferta de atendimento ao doente grave.  Além desse investimento, uma reforma realizada no subsolo trouxe para o entorno da Unidade de Urgência e Emergência os serviços que dão suporte aos atendimentos emergenciais: Unidade de Diagnóstico Por Imagem e o Serviço de Ortopedia.
 
A estrutura também dispõe de equipe cirúrgica 24 horas, 42 leitos em UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) especializadas para adultos, neonatos e crianças e 20 leitos para cuidados intermediários para adultos e neonatos. Conta ainda com leitos em enfermarias convencionais e em serviços que realizam tratamento nas especialidades de  Cardiologia  Clínica; Cirurgia Cardiovascular;  Cirurgia Torácica; Ortopedia; Clínica e Cirurgia Geral; Neurologia e Neurocirurgia; Obstetrícia de Alto Risco e Pediatria. 
 
Existem, além de todo esse aparato médico, os serviços complementares de Agência Transfusional; Anatomia Patológica e Citopatológica; Medicina Laboratorial e Patológica; Medicina Nuclear; Endoscopia; Fisioterapia e Litrotripsia.
 
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