13/05/2013 - Vacinação antigripe imuniza 736 colaboradores da Santa Casa

A campanha anual de vacinação contra as gripes A e B causadas pelos vírus H1N1 e Influenza imunizou 736 colaboradores dos vários setores da Santa Casa de Araçatuba. Estes vírus  estão entre os que registram maior circulação,principalmente neste época do ano.

A realização da campanha é de responsabilidade por um mix formado pela Divisão de Serviços Médicos, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Serviço Especializado em Medicina do Trabalho. A vacinação foi realizada na semana passada.

De acordo com os organizadores a imunização é uma forma de oferecer segurança aos colaboradores e pacientes. De acordo com os organizadores, desde que a campanha passou a ser realizada há quatro anos, a gripe deixou de estar entre as principais causas de afastamento do trabalho, principalmente nas alas que prestam atendimento a pacientes.

O que é a Gripe A
A Gripe A, também conhecida como gripe suína é causada por uma nova espécie de vírus, o H1N1, que é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente. Seu diagnóstico é feito através de exame de sangue, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe comum.
As formas de contágio são: os espirros, a tosse e o contato das mãos com objetos contaminados são formas potenciais de contágio.

O que é a Gripe B
No caso da B, cujo vírus evolui mais lentamente devido a menor variabilidade, o potencial de causar epidemias é pequeno. Mas isso não quer dizer que não possa iniciar um surto - principalmente quando fica muito tempo sem aparecer e depois volta com força total.
Um ponto em comum entre as gripes A e B: ambas podem abrir caminho para complicações graves e ocasionar pneumonia viral e bacteriana.