18/03/2011 - Vereador Joaquim propõe voto de aplauso ao AME

Desde junho de 2010, Araçatuba e 27 municípios da região contam com um atendimento diferenciado na área da saúde. Pontualidade, organização, corpo clínico capacitado e uso de tecnologia de ponta na realização de diagnósticos são as peculiaridades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Na última segunda-feira (14/03), o vereador Joaquim Pereira de Castilho (PDT) visitou a unidade, mantida pelo governo estadual e administrada pela Santa Casa de Araçatuba. Em reconhecimento à excelência do serviço prestado, o parlamentar decidiu propor um voto de aplauso ao ambulatório, que deve ser apreciado pelo plenário na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal.

Em uma área de 2.250 metros quadrados, na rua José Bonifácio, 1.331, Vila Mendonça, o AME de Araçatuba disponibiliza à população 26 especialidades médicas, 26 exames clínicos e de diagnóstico, além de serviços como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e nutrição.

Recentemente, a unidade também passou a acompanhar as gestações de alto risco. “Em breve, pretendemos implantar o exame de retinografia e o tratamento com laser para algumas doenças do colo uterino e proctológicas”, informa o gerente médico do AME local, Cleodson Garcia Montali.

O atendimento é todo informatizado e agendado via internet pelas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) das cidades beneficiadas. “Para ser atendido no AME, o paciente deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. Ele será encaminhado pela internet, por meio de um programa específico, chamado de Conexa. Essa é a grande diferença do AME. Com o encaminhamento via internet, o paciente chega aqui com horário marcado, evitando-se filas”, explica Garcia.

É dessa forma que o AME, projeto do governo do Estado, criado em 2007, busca a humanização do atendimento, ampliando a oferta de serviços especializados e reduzindo a fila de espera por consultas e exames de média complexidade na rede pública de saúde. “Podemos considerá-lo um serviço de primeiro mundo”, resume o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Jaime Monsalvarga.

Em oito meses de funcionamento, o AME de Araçatuba já realizou mais de 45 mil consultas médicas, dezoito mil consultas não médicas, duas mil pequenas cirurgias e nove mil exames. “O próprio paciente atendido aqui divulga o serviço por entendê-lo de qualidade. Então, a cada dia que passa, o número de atendimentos vai aumentando”, acredita Monsalvarga. As especialidades mais procuradas são cardiologia, oftalmologia e ortopedia.