09/04/2009 - Voluntárias da Santa Casa realizam chá beneficente

O trabalho do Grupo de Amigos e Voluntários da Santa Casa realizará o tradicional Chá Beneficente, que terá renda revertida integralmente à produção de fraldas geriátricas. As peças são doadas ao hospital e utilizadas em pacientes carentes.

O Chá Beneficente 2009 será realizado no Varanda Eventos. Os convites individuais custam R$ 15,00 e dão direito a consumação à vontade de quitutes e bebidas (chás, café e sucos). Além de um bingo, os participantes também concorrerão ao sorteio de brindes.

Reservas e aquisição dos convites pelo telefone 3607-3021.

A promoção integra o calendário de eventos anuais realizados pelo Grupo de Amigos e Voluntários da Santa Casa, para arrecadação do dinheiro utilizado na produção de fraldas geriátricas, que são doadas ao hospital para utilização em pacientes carentes.

“Realizamos dois eventos no ano: o chá beneficente e o jantar dançante” informa Elita Coutinho Santiago, que coordena o grupo de voluntárias. Foi graças, também, aos eventos anuais que o grupo conseguiu adquirir o maquinário utilizado na fabricação dos descartáveis.

Em média, o grupo produz 55 mil fraldas/ano. Para manter essa produção, são necessários R$ 34 mil, aplicados em compras trimestrais de matéria-prima utilizada na produção das fraldas. “Cada compra custa em torno de R$ 8.500,00”. O dinheiro arrecadado nos eventos cobre as despesas do material básico. “Mas temos outras, como a compra de embalagens e fitas adesivas, que são bancadas pelas voluntárias”, explica a coordenadora do grupo.

O grupo atua no hospital há nove anos. Ele é formado por 35 voluntárias, 22 das quais responsáveis pelas atividades da fábrica, que funciona no subsolo da Santa Casa. As outras integrantes do grupo são responsáveis pela promoção dos eventos beneficentes.

Economia

Em 2008, o Grupo de Amigos e Voluntários da Santa Casa produziu 55.644 fraldas, ao custo unitário de R$ 0,70. A produção anual representou para o hospital uma economia de R$ 22.453, 20.

Nos primeiros três meses deste ano, o grupo já produziu 3.500 fraldas, que representam aproximadamente R$ 2.450 de economia para o hospital.

“Além de ajudar nas despesas, a doação garante mais higiene e conforto aos pacientes”, afirma Maria Célia Trindade, administradora da Santa Casa de Araçatuba. Ela explica, também, que os materiais descartáveis garantem dinâmica no trabalho das equipes de enfermagem.

O Grupo

O Grupo de Amigos e Voluntários da Santa Casa foi formado em 1990, sob a iniciativa das freiras que atuam no hospital. A idéia inicial era reunir um grupo de mulheres para auxiliar a Pastoral da Saúde, grupo voluntário que realiza visita aos pacientes oferecendo-lhes conforto espiritual.

Elita Coutinho Santiago, pioneira no grupo, relembra que, durante as visitas, as voluntárias assistiam às dificuldades das equipes de enfermagem em manter a higiene de pacientes idosos. “Tivemos então a idéia de confeccionar as fraldas descartáveis”, relembra.

Na época, o grupo contava com apenas nove voluntárias, que, além das visitas, produziam artesanato. “No início, produzíamos fraldas para crianças e adultos. Depois percebemos que muitas pessoas doam fraldas para crianças carentes, pois se trata de um produto mais barato do que as que são utilizadas em adultos. Decidimos, então, manter a produção exclusivamente para os idosos”, explica Elita Santiago.

Histórias

Com 19 anos de atuação, Elita define o trabalho que realiza como gratificante e pontuado por lições que fortalecem a certeza de que a solidariedade tem duas mãos de direção. “Uma ocasião, precisamos transportar um carregamento de matéria-prima e conseguimos uma empresa que nada cobrou pelo frente”, relembra. Ao final da tarefa, ela decidiu dar uma gratificação aos funcionários da empresa, que, além transportar a carga, haviam ajudado a descarregar o caminhão.

“Um deles não quis receber nada. Quando perguntei o motivo, ele respondeu que sua esposa ficou internada na Santa Casa de Araçatuba e precisou utilizar fraldas. Ele não tinha dinheiro para comprar. De modo que a doação que fizemos foi muito importante para ela. Por isso ele se sentia feliz em poder nos ajudar naquele momento”, relembra a voluntária.

Em outra ocasião, uma criança de aproximadamente dois anos estava internada na Santa Casa. “Os pais dela moravam em outra cidade e não podiam vir todos os dias a Araçatuba. Nós ajudávamos no que podíamos, principalmente com as fraldas”, conta. Essa história marcou bastante dona Elita, por ter um final inesperado: “a criança faleceu, foi muito triste; passou algum tempo e o pai esteve em minha casa para agradecer pelo que fizemos à família; foi muito gratificante”.