Notícias


18/11/2025 09:18:46 - Santa Casa apresenta caso de recém-nascido com menos de 500 g e fala sobre avanços

O caso de prematuridade mais extrema registrado na UTI Neonatal da Santa Casa de Araçatuba foi apresentado durante evento em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade.

João nasceu na 23ª semana de gestação pesando menos 500 gramas. Recebeu cuidados intensivos durante dois meses. Ao receber alta, pesava mais de 2 kg. Agora com 3 anos, João é uma criança ativa e sem sequelas.

O bem-sucedido caso de sobrevivência em prematuridade extrema é decorrente de vários protocolos adotados pelo Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba para segurança desses pequenos pacientes que nascem pesando gramas e dependem de cuidados e ambientes com as características da vida intrauterina.

Os avanços e cuidados foram anunciados nas palestras ministradas pela médica pediatra residente dra. Marina Fregonesi e as enfermeiras Silvana Boaventura, coordenadora do Módulo Infantil, e Akemi Matsusaki.

A palestra reuniu mães e pais de bebês prematuros internados nas UTIs Neonatais da Santa Casa de Araçatuba e estagiários de curso técnico de enfermagem.

Veja no vídeo.

#santacasadearaçatuba #saudeemfoco#prematuridade

Compartilhe: