A cada 12 horas, a Santa Casa de Araçatuba recebe pedidos de vagas para 100 pacientes graves que precisam de avaliações por especialistas, cirurgias ou tratamento intensivo de urgência e emergência.
Essa busca consolida a Santa Casa de Araçatuba também na vocação de hospital de urgência para pacientes do SUS de Araçatuba e 40 cidades da região. Na média de 12 mil internações SUS/ano realizadas pelo hospital, 90,5% são de urgência e emergência.
O Pronto-Socorro é a porta de entrada de uma média mensal de 2.500 atendimentos. Porém, somente os casos graves atendidos pelo SAMU, Resgate dos Bombeiros e Resgate de Rodovias (GRAU) podem chegar diretamente no Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba.
Os casos atendidos em prontos-socorros e hospitais da região, que precisam de serviços não disponíveis nas cidades ou na unidade local, são inseridos em um sistema estadual e avaliados no Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa de Araçatuba.
Neste especial da série criada para mostrar a estrutura necessária ao hospital para atender as mais diferentes demandas, a população vai conhecer todos os caminhos que precisam ser trilhados e a quantidade de profissionais envolvidos na busca de vagas para pacientes de casos graves.
Da média de 100 pedidos, o hospital consegue atender cerca de 40. Os demais casos graves são encaminhados pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) que realiza a busca por vagas em outros hospitais .
Há situações ainda em que especialistas da Santa Casa de Araçatuba identificam que o paciente pode ser atendido na unidade onde está e orientam o médico responsável pelo paciente sobre os procedimentos necessários.
Assista o vídeo.

