13/07/2023 13:05:25 - Santa Casa participa da implantação de oficinas para regionalização da Saúde

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba esteve hoje (13/7) com o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva, que esteve em Araçatuba para implantar os preparativos para a regionalização da Saúde. O projeto é considerado a redenção do atendimento hospitalar no Estado de São Paulo.

Uma das metas da regionalização é que os atendimentos de baixa e média complexidade sejam realizados nos hospitais dos municípios, o que não vem ocorrendo hoje. Para se ter uma ideia da importância desta responsabilização, basta dizer que nos 11 hospitais de média complexidade da região de Araçatuba, a ocupação média dos leitos não é superior a 20%.

No entanto, a Santa Casa de Araçatuba que deveria atender somente os casos de alta complexidade, que é a sua vocação, a ocupação diária de leitos ultrapassa a 100%. Ou seja, as regiões infelizmente estão superlotando os hospitais de alta complexidade, quando poderiam atender os casos de média complexidade.

Eleuses Paiva anunciou que na região de Araçatuba, em torno de 500 leitos de média complexidade não estão sendo ocupados e que “ com a regionalização esses vazios ocupacionais serão preenchidos” , sob pena desses hospitais deixarem de receber recursos estadualizados.

Entendemos que além de humanizar os atendimentos, pois possibilitará que os pacientes sejam tratados mais próximos de suas residências, a regionalização ajudará hospitais, como a Santa Casa de Araçatuba, saírem do vermelho, pois estão atendendo muito além do que recebem para atender.

Após a solenidade de abertura, secretários municipais de saúde e funcionários técnicos de hospitais, dentre os quais da Santa Casa de Araçatuba participaram de oficinas preparatórias para implantação da regionalização.