


Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Bacteremia
Presença de bactérias no sangue, porém sem que as mesmas se multipliquem neste. Quando elas se multiplicam no sangue chamamos “septicemia”.
Bactéria
Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
Bacteriúria
Presença de bactérias na urina. Normalmente a urina é estéril, ou seja, não contem microorganismos.
Balanopostite
Inflamação da glande e do prepúcio. Produz dor e secreção de pus. Pode ser de origem traumática ou infecciosa.
Banco de Pele
Local onde se conservam enxertos de pele por refrigeração.
Bartolinite
Inflamação das glândulas de Bartolin, que são glândulas acessórias dos genitais externos femininos. Causa dor e abaulamento da região e pode requerer drenagem cirúrgica.
Bário
Líquido que é levado via oral ou retal que permitem ao médico ver o intestino delgado e o intestino grande através do raio X.
Bartholinite
Inflamação da glândula de Bartholin.
Basófilo
Elemento que se tinge facilmente com corantes básicos.
BCG
Vacina utilizada para prevenir a tuberculose. Esta é composta por bacilos vivos e atenuados, que não produzem doença em pessoas com imunidade normal.
Bile
Líquido secretado pelo fígado e acumulado na vesícula biliar, com abundante quantidade de bilirrubina, colesterol e pigmentos biliares. Tem importante função na digestão de gorduras. É lançada na porção inicial do intestino delgado através de um conduto chamado hepato-colédoco. Bilirrubina
Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (p. ex. cálculos biliares, hepatite).
Biópsia
Obtenção de uma amostra de tecido de um organismo vivo para fins diagnósticos. Blenorragia
Infecção transmitida sexualmente, produzida por uma bactéria chamada Neisseria gonorreae, que se manifesta por secreção purulenta drenada através da uretra. Se não tratada adequadamente pode produzir problemas mais sérios, como infecção crônica e esterilidade.
Benigno
Usado para descrever um tumor que não é canceroso. Quando muito, pode comprimir estruturas próximas a ele, mas não invade ou destroi tecidos vizinhos, não tem capacidade de produzir metástases.
Betaterapia
Radioterapia para o tratamento de várias doenças.
Bexiga Neurogênica
Sob este diagnóstico, enquadram-se as disfunções de natureza neurológica e muscular da bexiga e esfíncter urinário. As causas mais importantes são os traumatismos graves de coluna e o diabetes mellitus.
Biocenose
Comunidade resultante da associação de populações confinadas em determinados ambientes, no interior de um ecossistema.
Biogeocenose (ecossistema)
Sistema dinâmico que inclui todas as interações entre o ambiente e as populações ali existentes.
Biópsia, Biopsia ou Biopse
Procedimento que envolve a retirada de um tecido para avaliar alterações nas células.
Biópsia Endomiocárdica
Consiste na retirada por punção venosa de um pequeno fragmento de miocárdio para ser analisado a nível de microscopia óptica e/ou eletrônica. A biópsia endomiocárdica é empregada no seguimento de pacientes submetidos a transplante cardíaco e no diagnóstico e acompanhamento das endomiocardiopatias.
Biópsia Percutânea
Processo diagnóstico feito com agulha e orientado por ultrassonografia, tomografia computadorizada e radiologia. Permite o diagnóstico de tumores de localização profunda, tais como: coluna vertebral, ossos, fígado, retroperitôneo, pulmão. O método é muito utilizado para diagnóstico de lesões na mama e tireóide. A biópsia percutânea é feita em ambulatório e dura 30~40 minutos, e o paciente após breve repouso volta para casa. Com isso evita-se a internação e cirurgia. O sucesso deste método de diagnóstico exige uma estreita colaboração entre o oncologista, radiologista e patologista, como ocorre em centros especializados.
Biópsia Pulmonar
Obtenção de um fragmento de tecido pulmonar para estudo anatómo-patológico.
Biópsia Pulmonar a Céu Aberto
Obtenção de um fragmento de tecido pulmonar através de uma abertura torácica.
Biópsia Pleural
Obtenção de um fragmento da pleura parietal a com auxílio de agulha.
Biópsia Pulmonar Transbrônquica
Obtenção de um fragmento de tecido pulmonar com auxílio de broncoscópio e uma pinça de biópsia que atravesse a parede brônquica.
Biópsia Pulmonar Transtorácica
Obtenção de um fragmento de tecido pulmonar com auxílio de uma agulha de biópsia realizada através da parede torácica.
Biosfera
Conjunto de todos os ecossistemas.
Biota
Reunião de várias comunidades.
Bócio
Aumento da glândula tireóide não neoplásico.
Bolha
Deslocamento da camada superficial de pele. Contém líquido originado do plasma.
Borda em Escova
Nome dado à margem luminal das células do túbulo contorneado proximal, que estão no córtex dos rins, em virtude de suas vilosidades que dão um aspecto peludo ou semelhante a um pente.
Braquiterapia
Tratamento de câncer utilizando fontes radioativas (I192, Ra226, Cs137, Co60, etc.) que são colocadas dentro do tumor. É muito utilizado no tratamento do câncer do colo uterino e tumores de cabeça e pescoço.
Broncodilatador
Medicação utilizada para obtenção do relaxamento das vias aéreas.
Broncografia
Radiografia do tórax após introdução de meios de contrastes nos brônquios.
Bronquiectasia
Dilatação irreversível localizada ou difusa da árvore brônquica com distorsão dos brônquios.
Bronquíolo
Divisões mais finas dos brônquios.
Bronquite
Processo inflamatório das vias aéreas proximais ou brônquios.
Bronquite Crônica
Tosse e expectoração por mais de três meses por dois anos consecutivos.
Buftalmo
Glaucoma congênito.
Bursite
Inflamação da bursa, que é uma pequena bolsa que se localiza entre os tendões para reduzir o atrito entre eles.
Busca Ativa
É a busca de casos suspeitos, que se dá de forma permanente ou não; visitas periódicas do serviço de saúde em áreas silenciosas e na ocorrência de casos em municípios vizinhos.